segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Por que usar GLUT ?

GLUT (OpenGL Utility Toolkit)


   GLUT é um conjunto de ferramentas para escrita de programas OpenGL de forma independente do sistema operacional e do sistema de janelas, oferecendo assim portabilidade.
   A GLUT simplifica a programação OpenGL e poupa ao desenvolvedor a escrita de muitas linhas de código (principalmente código relacionado ao controle de janelas).

VANTAGENS:

-Várias janelas de renderização OpenGL
-Orientada a funções de Callback
-Dispositivos de entrada sofisticados (joysticks, mouse, teclado, etc)
-Rotina de "ócio" e timers
-Menus pop-up em cascata simplificado
-Rotinas para gerar objetos de uso geral (cubos, esferas, etc)
-Suporte para fontes bitmap e stroke
-Várias funções de gerenciamento de janelas


DESVANTAGENS:

- A versão atual da GLUT é a 3.7 (source code) e não há previsão de atualizações
-A biblioteca GLUT não é opensource*
-Dificuldade de passar métodos não estáticos (non-static) em C++ como ponteiros para callbacks
-A função glutMainLoop não retornar um valor o que limita o controle do seu ciclo de execução (existem algumas funções criadas para contornarem, em partes, esse problema)

* Mark Kilgard mantém os direitos autorais da GLUT. Porém existem diversas alternativas opensource - “freeglut”, por exemplo, implementa as funcionalidades existentes no GLUT dentre outras e possui atualizações contínuas.


   Para ilustrar a quantidade de código, a mais que no GLUT, que deveriamos escrever com um programa em OpenGL puro, faça um teste no Linux/CodeBlock:

No CodeBlocks vá em “New” >> “File” >> “Projects” escolha “OpenGL Project” e veja o tanto de código utilizado apenas para manipular o sistema de janelas ( o que é abstraido no GLUT ).





REFERÊNCIAS:

http://www.opengl.org/resources/libraries/glut/

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