GLUT (OpenGL Utility Toolkit)
GLUT
é um conjunto de ferramentas para escrita de programas OpenGL de forma
independente do sistema operacional e do sistema de janelas, oferecendo
assim portabilidade.
A
GLUT simplifica a programação OpenGL e poupa ao desenvolvedor a escrita
de muitas linhas de código (principalmente código relacionado ao
controle de janelas).
VANTAGENS:
-Várias janelas de renderização OpenGL
-Orientada a funções de Callback
-Dispositivos de entrada sofisticados (joysticks, mouse, teclado, etc)
-Rotina de "ócio" e timers
-Menus pop-up em cascata simplificado
-Rotinas para gerar objetos de uso geral (cubos, esferas, etc)
-Suporte para fontes bitmap e stroke
-Várias funções de gerenciamento de janelas
DESVANTAGENS:
- A versão atual da GLUT é a 3.7 (source code) e não há previsão de atualizações
-A biblioteca GLUT não é opensource*
-Dificuldade de passar métodos não estáticos (non-static) em C++ como ponteiros para callbacks
-A função glutMainLoop não retornar um valor o que limita o controle do seu ciclo de execução (existem algumas funções criadas para contornarem, em partes, esse problema)
* Mark Kilgard mantém os direitos autorais da GLUT. Porém existem diversas alternativas opensource - “freeglut”, por exemplo, implementa as funcionalidades existentes no GLUT dentre outras e possui atualizações contínuas.
Para ilustrar a quantidade de código, a mais que no GLUT, que deveriamos escrever com um programa em OpenGL puro, faça um teste no Linux/CodeBlock:
-A biblioteca GLUT não é opensource*
-Dificuldade de passar métodos não estáticos (non-static) em C++ como ponteiros para callbacks
-A função glutMainLoop não retornar um valor o que limita o controle do seu ciclo de execução (existem algumas funções criadas para contornarem, em partes, esse problema)
* Mark Kilgard mantém os direitos autorais da GLUT. Porém existem diversas alternativas opensource - “freeglut”, por exemplo, implementa as funcionalidades existentes no GLUT dentre outras e possui atualizações contínuas.
Para ilustrar a quantidade de código, a mais que no GLUT, que deveriamos escrever com um programa em OpenGL puro, faça um teste no Linux/CodeBlock:
No
CodeBlocks vá em “New” >> “File” >> “Projects” escolha
“OpenGL Project” e veja o tanto de código utilizado apenas para
manipular o sistema de janelas ( o que é abstraido no GLUT ).
REFERÊNCIAS:
http://www.opengl.org/resources/libraries/glut/
Nenhum comentário:
Postar um comentário